Vozes que Transcendem: Instituto Mark’s lança projeto gratuito de acolhimento e prevenção ao suicídio de homens trans nesta segunda (28)
Criado para ser um ambiente de confiança, suporte e empatia, no dia 28 de outubro, às 19h30, no Instituto Mark’s, acontecerá o primeiro encontro do Vozes Masculinas que Transcendem, grupo de apoio, acolhimento e enfrentamento de violências e desafios de pessoas transmasculinas de Barretos.
De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, entre 2019 e 2023, as notificações de violência contra homens transsexuais aumentaram em 161%, mostrando que a comunidade enfrenta desafios. Entre eles estão a invisibilidade social, a busca por apoio emocional e ausência de um espaço seguro para expressar sua identidade.
Com apoio de equipe multidisciplinar, com profissionais da área da saúde como Psicólogo, Pós Graduando em Gênero e Sexualidade, Miguel Augusto Garcia de Oliveira CRP: 06/223147, o projeto tem como objetivo ser uma rede de apoio, proporcionando acolhimento e suporte de desenvolvimento humano, especialmente no aspecto emocional. Além disso, busca oferecer um espaço seguro para discutir questões relevantes, como o impacto do machismo e da masculinidade tóxica na vida dos participantes, promovendo o compartilhamento de vivências, sempre com mediação profissional feita por um psicólogo com experiência em questões de gênero.
O grupo é voltado para pessoas trans masculinas de todas as idades, residentes em Barretos e região. A proposta é que os encontros aconteçam semanalmente, com duração de 1h a 1h30, podendo ser realizados no formato online ou presencial. As discussões levantarão questões que impactam diretamente a existência dos participantes, sempre mantendo respeito e confidencialidade.
O Vozes Masculinas que Transcendem é uma iniciativa do Instituto Mark’s que vem para fortalecer a comunidade trans, garantindo a confidencialidade, respeito e empatia. A ideia é que, a partir desse grupo, outros novos possam surgir, promovendo o bem-estar mental e emocional das pessoas transmasculinas de Barretos.