Universo Bem Me Quer agora é Universo Eco: nova identidade é apresentada na Festa de Barretos 2025
O tradicional projeto Universo Bem Me Quer, criado pelo Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano (ICDH) há 20 anos para dar dignidade e visibilidade aos catadores de recicláveis durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, passa agora a se chamar Universo Eco. O anúncio acontece durante a 70ª edição do evento, berço do projeto, que acontece de 21 a 31 de agosto, no Parque do Peão, em Barretos, e marca uma nova fase de atuação em sustentabilidade e inclusão social.
Desde sua criação, o projeto tem como objetivo garantir o correto descarte e a destinação dos resíduos gerados durante os 11 dias da Festa. Anualmente, entre 60 e 80 agentes ambientais são cadastrados para atuar na coleta, triagem e recepção de toneladas de alumínio, plástico, papelão e vidro. Além da frente ambiental, o projeto sempre promoveu a inclusão social desses trabalhadores, oferecendo uniformes, EPIs, alimentação, kits de higiene, corte de cabelo e palestras de apoio à autoestima e à saúde mental.
Com a nova identidade, o Universo Eco apresenta o slogan “Quando a Festa acaba o futuro começa” e reforça sua atuação em três pilares centrais da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.
“O Universo Eco representa a evolução natural de um projeto que nasceu do olhar para além da reciclagem, enxergando no evento uma experiência com propósito e impactos permanentes. O foco na reciclagem e inclusão social dialoga com o conceito mais amplo da sustentabilidade no mundo todo. Queremos garantir que os eventos deixem marcas positivas, transformando vidas e fortalecendo o compromisso com o futuro”, afirma Denise Marconi, presidente do ICDH.
O novo conceito se apresenta como um verdadeiro ecossistema de ações conscientes dentro da Jornada ESG em eventos, garantindo a coleta adequada, a separação e descarte com responsabilidade, oferecendo aos agentes ambientais a estrutura para o trabalho digno, uniformes, alimentação de qualidade, treinamento, palestras e apoio durante toda a atuação.
“A mudança de nome simboliza também o fortalecimento do projeto como uma referência em sustentabilidade nos grandes eventos, com presença confirmada em iniciativas do Circuito Sertanejo e em novas frentes de atuação pelo país, esperamos”, completa Denise.
A conceituação da nova identidade visual ficou à cargo da agência Trill, e estará presente nas campanhas de consciência ambiental do ICDH durante a 70ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, inclusive nos uniformes dos agentes ambientais.