Turquia leva o Prêmio de Melhor Telenovela no Emmy Internacional 2017
Aconteceu na noite de ontem (20), em Nova York, a entrega dos prêmios Emmy Internacional, considerado o mais importante ao premiar programas de televisão de todo o mundo. A TV Globo, nesta edição, foi a único que concorreu com seis indicações e perdeu em todas elas.
Na categoria Melhor Telenovela, em que a Globo já conquistou sete estatuetas (Caminho das Índias, Laços de Sangue - coprodução com a portuguesa SIC, O Astro, Lado a Lado, Joia Rara, Império e Verdades Secretas), a emissora brasileira concorria com duas produções: Totalmente Demais e Velho Chico.
A produção vencedora da noite foi Kara Sevda, que originalmente é uma série turca em 74 episódios dividida em duas temporadas. Mas, é vendida no formato de telenovela para diversos países, como foi e ainda é com Mil e uma Noites e Fatmagül, ambas exibidas com muito sucesso aqui no Brasil pela Band.
A "novela" turca tem conquistado países latinos americanos como Colômbia, México, Panamá, Chile, Paraguai, Argentina, Peru e Uruguai. Porém, já foi exibida também em países como Ucrânia, Albânia, Eslováquia, Montenegro, Iraque, Sérvia, Romênia, Hungria e Grécia.
Kara Sevda é distribuída intitulada Endless Love (Amor sem Fim), mas foi ganhando outros nomes pelos diversos países como Amor Eterno (México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai), Amor Eterno (Colômbia), Sevda: Amor roubado (Chile) e Tempo de Amar (Argentina).
A trama narra a história de Kemal, filho de uma família de classe média. No último ano de faculdade de engenharia de minas, uma jovem chamada Nihan entra em sua monótona vida. E como um bom folhetim não pode escapar desse clichê, o amor entre os dois se torna impossível pela diferença de classes que existe entre eles, mas passam por cima disso para ficarem juntos. Isso, claro, até o dia em que ele tem que se mudar para uma outra cidade sem saber que ela se casa obrigada com um homem que é apaixonado por ela desde que eram crianças. Kemal se isola no trabalho e acaba sendo promovido num posição de poder na empresa após um acidente na mina. Cinco anos depois ele decide voltar a Istambul para enfrentar seu passado. Nada de estranho ou diferente, não é mesmo? Mas isso foi o importante para que Kara Sevda saísse vencedora!
Fui assistir ao trailer dessa novela e de Totalmente Demais para comparar e realmente Kara Sevda tinha que eu desbancar a brasileira, que entre a novela da ruivinha chata mas gata e a trágica Velho Chico era a minha preferida (apesar de que não acompanhei nenhuma das duas!).
Além de concorrer com as duas novelas brasileira, Kara Sevda tinha a produção canadense 30 vies disputando pela quarta vez o título de melhor telenovela do mundo. A próxima temporada de Malhação será baseada na novela canadense.
Estou torcendo para que a Band em breve a transmita!