Sesc Catanduva apresenta Samba das Yabás
Samba das Yabás - créditos Ivan Antoniazzi
Na quinta-feira, dia 25, às 20h, o Sesc Catanduva recebe, em seu palco multicultural, o grupo Samba das Yabás e seu espetáculo musical que passeia entre letras e batidas que celebram as raízes africanas.
A essência do grupo homenageia e reverencia as Yabás, orixás femininas que inspiram pessoas (principalmente mulheres) a gerar, criar, cuidar, lutar e celebrar.
No decorrer da apresentação, as músicas, danças e toda ocupação cênica gira em torno da celebração do feminino, em toda sua potência, beleza e resiliência. Além disso, traz para o centro do palco o poder criador de todas as mulheres, valorizando-as como agente social de resgate das tradições populares, sambas e cânticos de suas ancestrais.
No palco, cinco músicos dão o tom e garantem um espetáculo forte e cheio de representatividade. A dança afro, peça fundamental deste “quebra-cabeça” cultural, garante um show à parte. O coletivo “Baianas Sambadeiras” se junta ao grupo, em uma participação especial, e vestidas de Yabás, celebram as mães rainhas; vestidas de Baianas, conduzem o público no universo da cultura popular e vestidas com suas saias rodadas, elas levam os participantes no centro das tradições afro-brasileiras.
Uma noite especial, repleta de cultura e ancestralidade, que combina a força dos orixás e os ritmos populares, como o samba de roda, para uma experiência para ficar marcada na memória de todas as pessoas presentes.
A apresentação é grátis e aberta para todas as pessoas.