Servidores do SAAE Barretos participam em Americana de capacitação em técnica inovadora para substituição de redes de água
Com foco na modernização da infraestrutura de abastecimento de água no município, servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) participaram na terça-feira (23) do curso “Execução de Redes: Por Método Não Destrutivo (MND)”, promovido pela Academia ARES-PCJ na cidade de Americana (SP). O evento abordou as principais técnicas, aplicações e vantagens dos métodos que permitem a renovação de redes sem a necessidade de escavações abertas, reduzindo os impactos sociais e ambientais das obras.
Representaram o SAAE os servidores Victor Pereira - chefe de Seção de Manutenção de Redes de Água, Rafaela Pereira – engenheira civil, Rafael, Hélio Donizete da Silva Junior- encarregado de equipe, Rafael Takeuti - assistente administrativo e Dionatan Sousa - Chefe de Seção Manutenção da Rede de Esgoto, que acompanharam a formação ministrada pelo professor Sérgio A. Palazzo, conhecido por sua atuação no campo da Engenharia de Materiais Não Destrutivos (MND) e por sua contribuição para o desenvolvimento e difusão dessa tecnologia no país. O curso foi híbrido, com transmissão ao vivo para inscritos de todo o país, e incluiu temas como travessias sob rodovias, métodos acessórios, custos e documentos licitatórios.
A engenheira civil Rafaela destacou a importância da capacitação dizendo que “o curso nos prepara tecnicamente para realizar contratações com mais segurança e também para fiscalizar as futuras obras”. “Além disso, abre caminho para que, com os investimentos adequados em equipamentos, o SAAE possa formar sua própria equipe especializada e executar essas obras com mais agilidade e eficiência,” afirmou.
O uso da metodologia MND integra o plano de combate a perdas do SAAE. Estudos apontam que será necessário um investimento de aproximadamente R$ 150 milhões para substituir cerca de 250 km de redes antigas de água. A adoção dos métodos não destrutivos representa uma solução moderna, com menor movimentação de terra, mais rapidez nas execuções e menor interferência no cotidiano da população.
“Investir na capacitação da nossa equipe é essencial para que Barretos avance com segurança e eficiência na modernização do sistema de abastecimento. A participação dos nossos servidores neste curso reforça nosso compromisso com a inovação e a qualidade dos serviços prestados à população”, enfatizou o superintendente Nilson Andrade.