Semana Cultural e Científica do Curso de Fisioterapia do UNIFEB destaca novas perspectivas terapêuticas
03 de Novembro de 2025 by Milton Figueiredo
Cidades
De 21 a 24 de outubro, o curso de Fisioterapia do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), coordenado pelo Prof. Dr. Tadeu Cardoso de Almeida, promoveu a III Semana Cultural e Científica, reunindo especialistas, docentes e estudantes em uma programação que integrou ciência, empatia e novas perspectivas terapêuticas. O evento proporcionou debates sobre temas relevantes da prática fisioterapêutica contemporânea.
A abertura, no dia 21, contou com o fisioterapeuta e docente do UNIFEB, Rafael Ibraim Pedron, que apresentou a palestra “DTM e Cefaleia: teoria e tratamento”. Com ampla formação em Acupuntura, Ortopedia e Terapia Manual, DTM e Dor Orofacial, além de Geriatria e Gerontologia, o palestrante destacou a importância de compreender a dor como uma experiência multifatorial, que requer um olhar clínico atento e humanizado.
No segundo dia, com a Dra. Thaís Marina Pires de Campos Biazon, pós-doutoranda pela USP de Ribeirão Preto, foi ministrada a palestra “Mobilização precoce na unidade de terapia intensiva: por que, quando e como realizar”. A pesquisadora compartilhou evidências científicas e experiências clínicas sobre o impacto positivo da mobilização precoce na recuperação de pacientes em estado crítico, reforçando o papel essencial do fisioterapeuta na equipe multidisciplinar hospitalar.
A programação seguiu no dia 23 com Mirela Leandro de Oliveira Ibraim, que abordou o tema “Fisioterapia Pélvica: um olhar humano para a saúde da mulher”. Com foco na reabilitação pélvica e na escuta ativa, ela enfatizou a relevância do acolhimento e do cuidado individualizado na promoção da saúde íntima e na recuperação da autoconfiança feminina.
Encerrando o evento, no dia 24, os alunos participaram de jogos amistosos de futsal e voleibol organizados pela Atlética da Fisioterapia, encerrando a semana em clima de integração e celebração do espírito acadêmico.