Secretaria da Saúde de Barretos faz alerta para casos de picada por escorpião, cobra ou aranha
O secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa
A Prefeitura da Estância de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Santa Casa de Misericórdia de Barretos deve ser procurada imediatamente por pacientes que sejam picados por escorpião, cobra ou aranha no município. Conveniada ao SUS e concentrando os soros antiescorpiônico e antiofídico, a unidade é a referência também para pacientes que têm plano de saúde.
O secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, ressalta que o tempo pode ser determinante para salvar a vida de pacientes que têm risco de apresentar agravo. “Mesmo a picada de escorpião pode levar à morte, dependendo da idade ou condições de saúde do paciente. Buscando otimizar o tempo, chegamos a essa definição e estamos reiterando à população: todas as pessoas que forem picadas por escorpião, cobra ou aranha em nosso município devem procurar imediatamente a Santa Casa”, informa. “Os profissionais da Santa Casa estão capacitados e com o protocolo definido para esse tipo de atendimento. Havendo necessidade de se aplicar o soro, o paciente já ira receber na própria unidade”, ressalta.
São soros diferentes para as picadas de cobra, escorpião e aranha. Fornecidos pelo Instituto Butantan, eles têm prazo de validade e requerem armazenamento em baixa temperatura. O número de unidades de saúde em que o soro fica disponível é estabelecido conforme especificações do Ministério da Saúde. Conforme essas especificações, é compatível para o número de habitantes da Estância Turística de Barretos manter esses soros em apenas uma unidade.
Crianças e idosos, por exemplo, apresentam maior risco de morte por picada de escorpião e precisam ser observados por médico. “A observação é feita no hospital, conforme protocolos. Não se pode ficar esperando em casa para depois procurar o atendimento. Aconteceu a picada, a família já deve levar o paciente para a Santa Casa de Misericórdia”, ressalta Kleber. Em caso de necessidade, o SAMU 192 deve ser acionado e então o médico regulador instruirá sobre a possibilidade de envio de ambulância e dará orientações.