Santa Casa de Barretos antecipa determinação de lei e estabelece regras para visitas de crianças a parentes

09 de Outubro de 2024 by Milton Figueiredo
Saúde
Santa Casa de Barretos antecipa determinação de lei e estabelece regras para visitas de crianças a parentes

A Santa Casa de Misericórdia de Barretos já havia adotado um procedimento operacional padrão para assegurar o direito que crianças e adolescentes têm de visitar pais ou parentes de primeiro grau, adultos, internados no hospital. Agora, se antecipando ao período em que entra em vigo a Lei Federal 14.950/24, sancionada em 5 de agosto e em validade à partir de 01 de fevereiro de 2025, a Santa Casa readequou seu procedimento padrão para cumpri-la.

Desde o mês de setembro, quando a família identifica a vontade da criança, ou adolescente, de visitar pai ou mãe hospitalizado, inicia-se um processo que garante que a visita seja realizada de uma forma que preserve o direito dos pais e a segurança do menor de idade.

A psicóloga Bruna Áfrico Pardini, líder do Serviço de Psicologia da Santa Casa de Misericórdia de Barretos e responsável pela elaboração do procedimento de operacional padrão para avaliação da visita infantojuvenil, explica que antes da visita é realizada uma avaliação, mediante agendamento, para analisar os aspectos físicos e emocionais da criança, ou adolescente, como esquema vacinal completo, estado de saúde do menor, condições psicológicas que permitam o entendimento da situação do parente internado, entre outros aspectos. “Nessa avaliação prezamos pela saúde física e mental do menor, pois, muitas vezes, ele não está preparado para ver seu ente querido em situação de vulnerabilidade, seja aparente ou não essa vulnerabilidade, é preciso conversar com a criança, ou adolescente, para prepará-la para o cenário que ela vai encontrar. Além de checar seu estado emocional e de saúde física e, se houver algum risco para essa criança, a visita não acontecerá e isso será explicado à família. Profissionais da psicologia também acompanham a visita, junto com o menor, para que haja a garantia das condições adequadas para cada caso, como a recomendação médica sobre o contato físico, por exemplo”, ressalta a psicóloga.

O procedimento padrão prevê ainda que após a visita acontecer se faz necessário o acompanhamento do profissional da psicologia para uma avaliação pós, identificando o impacto emocional da visita. “É muito comum que criança, após a visita, queira falar sobre a experiência vivida, e é importante que um profissional da psicologia seja “quem ouve” essa criança, ou adolescente, para identificar se a visita foi bem interpretada pelo menor, esclarecendo quaisquer dúvidas que tenham permanecido em seu imaginário”, diz Bruna.

“É importante entender que a Lei Federal 14.950/24 apenas garante o direito de visitação à mãe ou ao pai internados em instituição de saúde, mas para garantir esse direito, temos que estabelecer como essa visita será realizada para assegurar a integridade física e psicológica de todos os envolvidos. Por isso o estabelecimento de procedimento padrão, com um fluxo claro, elaborado em detalhes e divulgado para todos os setores impactados, como o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - SCIH, as Unidades de Terapia Intensiva – UTIs, a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional – UCINCO, entre outros”, sinaliza a líder do Serviço de Psicologia.

Bruna ainda esclarece que o Procedimento Operacional Padrão prevê os casos excepcionais, como episódios em que o paciente, seja pai ou mãe, esteja em eminência de óbito, e em que o serviço de psicologia deva ser acionado para a avaliação da possibilidade da visita, independentemente de agendamento prévio, mas observando o fluxo necessário.

As visitas infanto-juvenis são previstas para crianças a partir dos cinco anos até 14 anos de idade, adolescentes acima de 14 anos não necessitam de avaliação psicológica para visita aos pacientes internados. A solicitação para realização das visitas pode ser feita pelo próprio paciente, pelo cuidador ou cuidadora, ou ainda pela criança. O agendamento, após avaliação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH, pode ser programado para acontecer às segundas, quartas ou sextas, das 14h às 14h30. Cada setor da Santa Casa pode estabelecer critérios extras para a visitação.

Tags
Os Independentes Rodeio +18 A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Band Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Musa Insane Sound Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política PPK Brasil 2024 Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Reigião Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SBT SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa