SAAE Barretos e Secretaria Municipal de Educação realiza Plantar Água no Aspum
Teve início na terça-feira (19), no Aspum – Associação dos Servidores Públicos Municipais, mais uma etapa da atividade Plantar Água do projeto socioeducativo ambiental Super Conscientes desenvolvido pelo SAAE Barretos e a Secretaria Municipal de Educação.
O Plantar Água, que é uma ação de plantio de mudas de árvores nas nascentes, vai acontecer na última semana de abril e durante todo o mês de maio com a participação de alunos da rede municipal de ensino.
Na terça, pela manhã, o plantio de mudas de árvores nativas como ipês, jacarandás, sangra d'água, cedro, farinha seca, pau ferro, jenipapo, araçás, goiabeiras, amoreiras dentre outras, foi feito por assistidos da APAE. No período da tarde, foi a vez dos assistidos da Casa Transitória André Luiz.
“Foi extremamente importante para eles participarem dessa atividade, pois foi além de uma atividade educativa e ambiental. Além do plantio, do significado dessa atividade de plantar água, eles tiveram também a oportunidade de se socializarem além do ambiente da Casa André Luiz, já que não saíam de lá desde a pandemia. Hoje eles estão se sentindo vivos, e essa atividade está revigorando a energia de cada um deles, dando esperança além desse contato com a natureza que nada mais é que propriamente a vida”, expressou a coordenadora pedagógica da EJA – Educação de Jovens e Adultos, Eliane Vizicato.
Cerca de 100 alunos da Escola Municipal João Baroni fizeram o plantio na manhã e tarde de quarta-feira.
“Esta atividade é composta por educação ambiental nas escolas, APAE e Casa André Luiz, com a apresentação de uma animação com os personagens do Esquadrão Ambiental tendo explicação do que é o Plantar Água, o plantio seguido de recebimento da máscara do super herói Hidroman e certificado de participação, e ao retornarem para o ambiente escolar, recebem um desenho para colorir que reforça a ação”, explica Jéssica Maria Santos, Secretária Municipal de Educação.
“O objetivo é que sejam plantadas três mil mudas de árvores na cidade com a participação dos alunos da rede municipal de ensino. E nós destacamos o trabalho dos educadores desenvolvido em sala de aula que é fundamental para que as crianças tenham consciência sobre preservar o meio ambiente, de cuidar da nossa casa comum que é o planeta Terra”, finaliza o superintendente do SAAE, Waldo Villani Júnior.
Veja aqui a animação do Plantar Água:
Fotos: Milton Figueiredo