SAAE Barretos e Secretaria da Saúde promovem palestra com especialista em controle de escorpiões
A fim de diminuir o índice de escorpiões encontrados em Barretos, foi realizada na manhã de terça-feira (10), no auditório do Paço Municipal, uma palestra com o médico sanitarista Nilson Vieira de Melo, da cidade de Ribeirão Preto. Durante a palestra o médico sanitarista explicou como é a reprodução, o habitat e as maneiras eficientes de combater os escorpiões. Iremos, em parceria com demais secretarias municipais, criar uma programação mais eficiente e uma rotina de captura de escorpiões.
A ação foi uma iniciativa da superintendente interina do SAAE Barretos, Graça Lemos, e contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde Mussa Calil Neto com uma equipe do Controle de Vetores, Carla Penha do Grupo de Vigilância Epidemiológica – Regional de Barretos, e de Manuela Zili Theodoro Ribeiro – Coordenadora Vigilância Epidemiológica de Barretos.
Segundo Nilson, os escorpiões vivem nesta região há milhões de anos e o ser humano passou a viver onde eles já existiam e é preciso aprender a conviver com eles. “As nossas casas criam muitas possibilidades de que os escorpiões se alojem. Então, a melhor forma é evitar e vistoriar locais que eles possam ficar em nossas casas, como por exemplo frestas, tijolos, entulhos, sapatos, roupas e camas”, pontua.
“A ciência evolui e hoje tivemos uma aula de como agir de maneira inteligente e eficiente para que tenhamos resultados positivos. Após esse encontro formativo nós iremos criar uma programação mais eficiente e uma rotina de captura de escorpiões. Além do SAAEB, que é responsável por cuidar da água, do esgoto, da limpeza pública, tivemos a presença da Secretaria de Saúde, e queremos englobar as secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, além de outras, neste trabalho para minorar a quantidade de escorpiões e trazer mais controle. Quanto mais conhecimento as pessoas tiverem menos serão picadas, e se forem, saberão onde buscar socorro”, explica Graça Lemos.
Fotos: Vinicius Borges | Milton Figueiredo