Publieditorial: Tem início a Vacinação contra poliomielite para crianças e multivacinação para adultos, adolescentes e crianças em Barretos
Começou nesta segunda-feira (08), as campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. Todas as crianças de 01 ano a 04 anos, 11 meses e 29 dias devem atualizar a vacinação recebendo uma dose, independentemente de terem recebido doses anteriores ou não. Os bebês de até 01 ano e as crianças a partir de 05 anos até 14 anos, 11 meses e 29 dias devem ser levados até as Unidades de Saúde de Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os ‘postos de saúde’ para que a carteira de vacinação seja conferida e, nessas faixas etárias, será aplicada uma nova dose se a vacina estiver em atraso. A campanha vai até 09 de setembro.
Dentro da campanha de multivacinação, adolescentes e adultos também devem comparecer às unidades para conferir se estão com todas as vacinas em dia e fazer as atualizações necessárias. A campanha de multivacinação também é realizada de 08 de agosto até 09 de setembro.
As campanhas são realizadas em todas as UBSs e USFs da Estância Turística de Barretos, de segunda a sexta-feira, das 08 às 16h. Nas unidades, também continua a vacinação contra a gripe e contra a Covid-19. A vacina contra a gripe está disponível para todos os públicos, a partir de 06 meses de idade.
Vacinação contra a Covid-19
As doses de reforço da vacina contra Covid-19 devem ser tomadas 4 meses após a aplicação da dose anterior. Nesse caso, a quarta dose está disponível para a população a partir de 18 anos e a terceira dose, a partir dos 12 anos de idade.
Crianças, adolescentes e adultos que tomaram apenas uma dose precisam fazer a segunda aplicação. Para os vacinados com Coronavac (Butantan) na primeira dose, a segunda deve ser tomada após 28 dias. Crianças e adolescentes que receberam a Pfizer na primeira dose devem tomar a segunda após 56 dias. No caso dos adultos, após 21 dias. As pessoas que atingirem esse prazo e as que já passaram desse prazo e, portanto, estão com a segunda dose atrasada, devem procurar as unidades de saúde para completar o esquema vacinal. A primeira dose da vacina contra Covid-19 também segue disponível para todas as pessoas, a partir de 5 anos de idade, que ainda não tomaram nenhuma.