Publieditorial: Prefeitura inicia obras de drenagem urbana e prevenção de enchentes
A Prefeitura de Barretos iniciou as obras de drenagem urbana e prevenção de enchentes na Rua 22 e também na rua 16 com a avenida 31, dois pontos que foram mais atingidos pela forte chuva do início do ano.
A prefeita Paula Lemos esteve no local acompanhada do Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlão Pignatari. “Estamos fazendo tudo com muita responsabilidade, por isso buscamos o engenheiro civil Pedro Donizeti Zacarin, um dos maiores especialistas em galerias pluviais do país, para assinar o projeto. Queremos resolver de forma definitiva este problema dar segurança para as famílias que sofreram tanto no momento da chuva e que, caso venha outra chuva intensa, isso não aconteça mais”, disse a prefeita.
Raul Paganelli, Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, explicou que a obra será iniciada pela galeria de águas pluviais, sendo instaladas aduelas de concreto de 3x3 metros em substituição às anteriores que medem 1,5x1,5 metros. “O aumento no tamanho das aduelas irá permitir uma vazão muito mais eficaz das águas da chuva, aliviando inclusive a quantidade de água que passar por cima do asfalto. Após a troca será feita a pavimentação, micro drenagem com instalação de bocas de lobo, poços de visita, enfim, todo o conjunto do projeto de drenagem”, disse o secretário.
Sobre as obras na ponte da Avenida Fraternidade Paulista, Paula Lemos aguarda a liberação de recursos. “Devemos conseguir liberar os R$ 2 milhões para a ponte entre os bairros Zequinha Amêndola e Christiano Carvalho nas próximas semanas, com o apoio dos deputados Carlão Pignatari e Geninho Zuliani que estiveram aqui após as enchentes, se comprometeram e honraram o compromisso com a nossa cidade”, afirmou Paula. .
A liberação da verba de R$ 5 milhões para a realização da obra ocorreu por meio de convênio com o Governo do Estado. De acordo com Carlos Henrique Gonçalves Lúcio, Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, foi necessária a apresentação de um projeto tecnicamente consistente, com custas, planilhas, memoriais e cronograma de obras. “Cumpridas todas essas etapas, a verba foi liberada na semana passada e uma empresa de grande porte dará início à implantação da macro e micro drenagem. Vai ser uma grande obra e, se Deus quiser, não vamos mais ver essa cena se repetir em Barretos”, disse.