Protótipo desenvolvido no FEB 360º ganha Concurso Internacional
Um protótipo baseado no movimento da CNC de Maslow (uma máquina computadorizada de cortar madeira na vertical), o “Wall Ball”, especialmente modificado para a melhora da coordenação motora de pessoas acima dos 70 anos, idealizado pelo gestor do Espaço Maker – FEB 360º do UNIFEB, André Vanzolin, está entre os cinco ganhadores do concurso internacional “RogLab Open: Active Aging”. A entrega do prêmio acontece na cidade de Ljubljana, na Eslovênia, em Junho.
O concurso do RogLab é realizado desde 2013, e desafia participantes de todo o mundo a construírem soluções socialmente consciente para a vida das pessoas, esse ano o tema foi para a chamada ''melhor idade''. Nessa edição do concurso foram 30 inscritos de vários países, cinco projetos foram premiados, entre eles o de Barretos, todos concorrem ainda ao primeiro lugar, com premiação em dinheiro de € 1,5 mil (euros).
O projeto do protótipo passa agora à fase de execução, com a confecção dentro do FEB 360º e posterior reprodução durante o RogLab Open na Eslovênia, pelo autor. André Vanzolin é gestor do Espaço Maker do UNIFEB desde sua inauguração, no ano passado, e diz que além da oportunidade de realizar o protótipo durante o evento internacional, ganhou 112h de mentoria na área de criação e métodos do processo de produção, além de colocar o FEB360º mais perto de se tornar um FabLab.
“Os critérios exigidos para os protótipos eram que eles teriam que ter uma abordagem inovadora, uma apresentação clara da ideia e da solução, refletissem os princípios para um envelhecimento ativo, ter um bom design, ser original, e que atendessem ao mercado de uma produção em série, ou seja, que o produto final tivesse um preço acessível para a compra do consumidor. E, claro, precisavam ser feitos com materiais ecologicamente corretos”, explicou Vanzolin.
Ainda de acordo com o ganhador, ter o projeto selecionado vai proporcionar uma experiência de imersão dentro de um espaço maker em outro país, e conhecer todos os processos e os seus equipamentos. “O RogLab faz parte da rede Fab Lab, e a partir de agora o nosso espaço maker ganha visibilidade para o mundo. E, se não me falha a memória, nenhum outro espaço maker ou Fab Lab brasileiro ganhou este concurso. A partir disso, quero que os alunos do UNIFEB vejam o potencial do FEB 360º, e que eles usem o espaço, e não tenham medo de arriscar nos projetos, pois o nosso laboratório já está repercutindo entre os principais espaços maker do mundo”, afirmou o premiado.
O projeto que levou a classificação do gestor do FEB 360º consiste em uma caixa com furos em diferentes tamanhos, com partes eletrônicas feitas com Arduíno e que pode ser utilizado para jogar com as mãos e com os pés do jogador, seja individualmente ou em dupla.
“O desafio é testar a coordenação motora do jogador idoso, a partir daí ele irá manter a mente ativa, irá se movimentar, e com a possibilidade de aumentar o peso da esfera para a melhora da condição física. Nele o jogador tem que fazer esforço leve e ao jogar em dupla também proporciona a interação entre os idosos. O produto pode ser manuseado em diversos ambientes: na própria residência, no consultório médico, nas academias, nas casas de repouso, hospitais, entre outros lugares. Para a fabricação do projeto serão utilizadas cordas e madeira compensada, além de partes eletrônicas feitas com as placas Arduíno. Há ainda a possibilidade da personalização do produto, pois ele poderá ser pintado conforme o gosto de cada um”, finalizou André Vanzolin, que vai estar na Eslovênia de 22 a 29 de Junho.