Prefeita Paula Lemos inaugura novo espaço do Projeto Redescobrindo o Aprender
A prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, inaugurou na tarde de quarta-feira, 21 de setembro, o novo espaço que irá abrigar o Projeto Redescobrindo o Aprender, uma parceria do município com a Associação Barretense Vida Nova, a Abavin. A inauguração ocorreu no dia que a entidade comemorou os 28 anos de fundação.
A chefe do executivo destacou a felicidade em poder dar continuidade ao projeto e falou da facilidade de acesso ao novo local, que conta com ponto de ônibus em frente ao prédio, e está localizado na Rua 30, esquina com a Avenida 25, a um quarteirão do Terminal de Integração. “Todas as vezes que eu ia ao encontro da comunidade, as mães tinham essa demanda, de um lugar de mais fácil acesso. Fico muito feliz em poder dar continuidade neste projeto que é uma expressão daquilo que eu acredito de fato. Conheço a Maria Augusta de longa data e a gente sabe da seriedade dela em tudo que ela se propõe. O Redescobrindo dá a cada uma dessas criancas a capacidade de se desenvolver e ser feliz”, afirmou.
O Redescobrindo o Aprender oferece atendimento multiprofissional com psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e neurologista para 150 estudantes da rede municipal de ensino, encaminhados pelas unidades escolares quando apresentam alguma dificuldade de aprendizagem.
Maria Augusta Lopes Vilarinho, presidente da Abavin, destacou o empenho da prefeita nas questões educacionais da cidade. “Nós nunca tivemos alguém que se preocupou tanto com a educação das nossas crianças e dos nossos jovens como a Paula”, disse.
A secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, salientou que a mudança para o novo local vem ao encontro dos anseios dos profissionais e pais de alunos. “Hoje, no dia de inauguração da Abavin, nós estamos realizando um sonho de muitos anos e um pedido dos profissionais, dos pais, e de todos aqueles que se envolvem com essa proposta tão nobre e importante para a aprendizagem das nossas crianças, que era um local novo, amplo e acessível. A melhor coisa é sempre ouvir quem está envolvido e foi isso que nos fizemos”, disse.
O evento foi animado pela “Bandavin”, grupo musical composto por pessoas atendidas pela entidade, que apresentou cantigas de roda e emocionou os presentes com a canção “Aleluia”.
Mudança de vida
Márcia Regina Duarte é mãe de Luiz Othavio da Silva, de 10 anos, e contou que, sem o projeto, o filho não conseguia estudar e tinha dificuldade de leitura e comunicação. “Eu via a dificuldade que ele tinha de aprendizado, de comunicação e comportamento. Hoje, depois do projeto, ele é outra criança. Ele consegue ficar sentado e prestar atenção na aula, em casa consigo conversar com ele, ele entende e obedece. Pra mim o projeto é 100%”, afirmou.
Fotos: André Monteiro