Palhaços da Alegria do Instituto Sociocultural realizam Cortejo Natalino na Santa Casa de Barretos

12 de Dezembro de 2024 by Milton Figueiredo
Saúde
Palhaços da Alegria do Instituto Sociocultural realizam Cortejo Natalino na Santa Casa de Barretos

O clima de alegria tomou conta dos corredores dos andares da Santa Casa de Misericórdia de Barretos nesta terça-feira, 10 de dezembro, Dia do Palhaço, com a apresentação do Cortejo Natalino do Grupo Palhaços da Alegria do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor. Com trajes natalinos, o grupo apresentou canções populares e danças animadas a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, demais colaboradores, pacientes e seus acompanhantes.

A técnica de enfermagem da UTI Adulto, Ângela Cristina da Silva Sousa, destaca que a apresentação do grupo traz uma renovação ao ambiente hospitalar e contribui para a saúde dos pacientes. “Eles trazem felicidade para nós, que trabalhamos aqui diariamente, e também para os pacientes. Melhora o clima, especialmente para os enfermos, que às vezes passam um bom tempo internados na Santa Casa”, afirma Ângela.

O ator Guilherme Figueiredo, um dos nove artistas que compõem o grupo Palhaços da Alegria, contou que há cinco anos participa das apresentações na Santa Casa de Barretos. “O ambiente do hospital é muito delicado e difícil. O palhaço consegue levar alegria e descontração, transformando o espaço e as realidades. Vivemos muitos encontros emocionantes; alguns pacientes até pedem nossas visitas e levam a sério as nossas brincadeiras. Esses momentos têm grande significado”, explica Figueiredo, que interpreta o palhaço/doutor Figuerino.

Para Gislaine Cristina Barros de Sousa, que acompanha a internação de sua filha Rebeca Barros Coelho, de cinco meses — nascida com má-formação e passando por correção de estenose esofágica —, a apresentação deixou o ambiente mais leve. “O clima mudou. Tira um pouco aquela sensação de estar internada e a preocupação com os nossos filhos. Além disso, a Rebeca ficou super curiosa e encantada com os palhaços, ela adorou!”, finaliza Gislaine.

O projeto Palhaços da Alegria tem como propósito utilizar a figura do palhaço na promoção de arte, cultura e humanização dentro do Hospital de Amor, como forma relevante na construção de relações saudáveis junto aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.