Núcleo de Prática Jurídica do UNIFEB garante acesso à Justiça e forma profissionais comprometidos com a cidadania

22 de Outubro de 2025 by Milton Figueiredo
Cidades
Núcleo de Prática Jurídica do UNIFEB garante acesso à Justiça e forma profissionais comprometidos com a cidadania
 Com o propósito de unir o aprendizado acadêmico à responsabilidade social, o NPJ (Núcleo de Prática Jurídica) do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) tem desempenhado um papel essencial no acesso à Justiça em Barretos e região. Coordenado pela Profa. Marisa Marques Flausino Silva, mestre em Direito e professora orientadora do curso, o núcleo é formado por uma equipe de quatro profissionais dedicados ao atendimento gratuito da população em situação de vulnerabilidade econômica.
 
Segundo a professora Marisa, o NPJ atende “demandas jurídicas de caráter social, priorizando pessoas que não têm condições de arcar com os custos de um advogado particular”. Os casos são selecionados e distribuídos estrategicamente aos alunos, considerando o potencial didático de cada situação.
 
Entre as principais áreas de atuação estão o Direito de Família, com processos de alimentos, guarda, investigação de paternidade, divórcios e reconhecimento e extinção de união estável, interdição e inventários; o Direito Civil, envolvendo cobranças, indenizações, possessórias: manutenção de posse, reintegração de posse e interdito proibitório, usucapião e o Direito do Consumidor, com foco em problemas relacionados a produtos, serviços e contratos. Os serviços oferecidos incluem ajuizamento de ações, conciliação, consultoria jurídica e defesa processual.
 
O atendimento é voltado a pessoas hipossuficientes, com renda familiar de até três salários mínimos e sem patrimônio em nome próprio. A triagem dos casos é feita pela professora Marisa, pela escriturária Nívea e pela advogada Dra. Kelly, por meio de análise documental que verifica renda, bens e despesas familiares. Em situações específicas — como famílias com mais de cinco membros, pessoas com deficiência, doenças graves ou idosos —, o limite pode se estender até quatro salários mínimos. Caso o perfil não se enquadre nos critérios, o interessado é orientado e encaminhado para outros órgãos competentes.
 
Os alunos do 7º ao 10º termo do curso de Direito são diretamente envolvidos nos atendimentos, sempre supervisionados pela professora orientadora. “Além de definir estratégias para solução dos problemas apresentados, os estudantes aprendem a sintetizar fatos, realizar pesquisas jurídicas, elaborar relatórios e peças processuais, o que os prepara para o exercício profissional”, explica Marisa.
 
O impacto do NPJ é sentido tanto na comunidade quanto na formação acadêmica. “Para a sociedade, representa o cumprimento de uma função social essencial, garantindo o acesso à Justiça. Para os alunos, promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia, responsabilidade, comunicação, trabalho em equipe e capacidade de análise”, destaca a coordenadora.
 
Os números refletem o alcance do trabalho: em 2024, foram realizados 164 atendimentos, enquanto em 2025, até setembro, já somam 115. Esses dados demonstram o compromisso do UNIFEB e do curso de Direito com uma formação humanizada e socialmente transformadora, fortalecendo o vínculo entre ensino, prática e cidadania.
 
A Reitora Interina do UNIFEB, Profa. Ma. Eliane Araújo Cardoso da Silva Santana, destaca que o trabalho do Núcleo de Prática Jurídica traduz, na prática, a missão institucional do Centro Universitário. “O NPJ é um exemplo concreto de como o UNIFEB forma profissionais com sólida base técnica, mas também com sensibilidade social e compromisso ético. Cada atendimento realizado representa uma oportunidade de aprendizado para o estudante e, ao mesmo tempo, um gesto de cidadania que transforma vidas e fortalece nossa comunidade”, finaliza.
Tags
Os Independentes Rodeio +18 A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Band Barretos Motorcycles BBB BRTVMAX Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Cinma Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Mãos pela Água Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Musa Insane Sound Música Musica Música sertaneja Natal Netflix North Shopping Barretos North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Oportuniddes Opotunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política PPK Brasil 2024 Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Reigião Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barreto SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SBT SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa