Novembro azul: 5 motivos para homens irem mais vezes ao médico

05 de Novembro de 2025 by Milton Figueiredo
Saúde
Novembro azul: 5 motivos para homens irem mais vezes ao médico

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Sul da Dinamarca e publicada na revista PLOS Medicine revelou que os homens adoecem mais e vivem menos do que as mulheres em mais de 200 países, incluindo o Brasil. O estudo mostrou que a resistência masculina em procurar serviços de saúde é um dos principais fatores que explicam essa realidade.

Segundo os pesquisadores, os homens fazem menos consultas de rotina, evitam exames preventivos e têm maior dificuldade em manter tratamentos contínuos. Esse comportamento, de acordo com o estudo, é mais acentuado entre os de 20 e 59 anos, faixa etária em que esses indivíduos ainda estão em plena atividade profissional e social.

 

Eles vivem menos

No Brasil, os dados confirmam esse cenário. A Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 revelou que 82,3% das mulheres foram ao médico no ano anterior, contra apenas 69,4% dos homens. A diferença está presente também na expectativa de vida. Em 2023, segundo o IBGE, a média masculina era de 73,1 anos, enquanto a feminina chegava a 79,7 anos.

Além disso, doenças crônicas como hipertensão e diabetes, embora comuns a ambos os sexos, acabam levando mais homens a complicações fatais como infartos e acidentes vasculares cerebrais. No caso do HIV, os números também são preocupantes: entre 2007 e 2024, 70,7% dos casos registrados no Brasil ocorreram no público masculino.

 

Buscar ajuda não significa fraqueza

Para o urologista e professor do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Eufanio Saqueti, o problema não está apenas no preconceito cultural masculino, mas também na negligência.

“Observo que muitos homens deixam de procurar atendimento pela correria do dia a dia e pela falsa impressão de que estão bem. As mulheres, por outro lado, ainda se destacam no autocuidado e mantêm uma rotina de atenção maior com a própria saúde”, diz.

Para Saqueti, a resistência masculina também está ligada a uma concepção equivocada de que a doença é sinônimo de fraqueza ou perda de autonomia. “É justamente o contrário. Buscar atendimento precoce significa preservar a qualidade de vida e evitar complicações futuras”, destaca.

 

5 motivos para investir em prevenção de saúde:

1)      Identificar distúrbios na saúde na fase inicial traz maiores possibilidade de cura;

2)      Existem protocolos de cuidados específicos na saúde para cada faixa etária da vida;

3)      O exame de toque retal é cada vez menos exigido devido aos exames de imagem e, quando necessário, é rápido e indolor;

4)      Problemas sexuais não são mais tabu, medicação e terapia são práticas e eficazes;

5)      Investir em saúde não é fraqueza, é sinônimo de respeito próprio, força, autonomia, maior rendimento no dia a dia e qualidade de vida por mais tempo.

 

Origens do Novembro Azul

Para incentivar que os homens cuidassem da saúde de maneira preventiva e regular, um grupo de amigos da Austrália deixou o bigode crescer durante o mês de novembro de 2003. De forma descontraída, a ideia era iniciar conversas sobre doenças como o câncer de próstata.

O movimento chegou ao Brasil em 2008. Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida deu o nome à campanha de “Novembro Azul”, que foi amplamente adotada e abraçada por diversas entidades de saúde.

Atualmente, o “Novembro Azul” é uma ação global que dura o mês inteiro e alerta sobre a necessidade de os homens buscarem atendimento médico, realizarem exames preventivos, ter hábitos saudáveis, promover a saúde integral; inclusive a saúde mental.

Tags
Os Independentes Rodeio +18 A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Band Barretos Motorcycles BBB BRTVMAX Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade Cidade de Maria Cidades Cinema Cinma Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Mãos pela Água Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Musa Insane Sound Música Musica Música sertaneja Natal Netflix North Shopping Barretos North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Oportuniddes Opotunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política PPK Brasil 2024 Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Reigião Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barreto SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SBT SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa