Mister Eco São Paulo 2018 visita tribo Tatuyus em Manaus
O Mister Eco São Paulo 2018, Paulo César Martimiano, esteve em Manaus/AM, entre os dias 20 e 23 de julho para ser presença vip no Concurso Miss Amazonas Plus Size 2018. Além dele, o Mister Eco Brazil 2017, Lucas Figueredo, e o ator português Pedro Carvalho (o Amaro da novela “Do Outro Lado do Paraíso) também participaram do evento no dia 21.
O Mister Eco Brazil 2017, o ator Pedro Carvalho, e o Mister Eco SP 2018
A presença vip foi uma cortesia da organização do Mister Eco Brazil que presenteou o modelo durante a final do concurso no dia 27 de abril, em Maceió/AL, no qual conquistou o quarto lugar.
“Os dias foram passando e o frio da barriga só aumentava. Uma experiência de várias ‘primeiras vezes’: viajar sozinho, ter que se virar em São Paulo, ir para a Região Norte, ver e sentir aquilo que apenas se lê”, contou Paulo que é professor de Matemática e Física no Ensino Fundamental e Médio.
Segundo ele, a vista aérea já era de tirar o fôlego. O encanto já começava nas alturas. Paulo contou que descrever os sentimentos para os olhos de que não vê é o mesmo que citar poemas de amor sem nunca ter se apaixonado: impossível de entender. Para ele, o ápice da viagem foi o passeio pelo Rio Negro.
Martimiano diz ter voltado no tempo. Se colocou no lugar dos visitantes europeus quando o grupo em que estava ancorou na tribo Tatuyus no dia 22. “Lá pudemos conhecer sua cultura, seus costumes e seus rituais. Chega a espantar a saúde e o vigor físico que até os mais velhos exibem. Excluindo a cultura extremamente patriarcal, temos muito que aprender sobre a conexão que eles possuem com a terra. Nosso passeio foi coroado com a chance de nadar com os botos cor de rosa. Ter contatos com os animais em seu habitat pesa a consciência por participarmos de maneira direta ou indireta da natureza”, destacou.
Para o mister a experiência foi maravilhosa, melhor do que imaginou. “Pensei em cada brasileiro que não conhece e talvez nunca conheça a magia de todo o nosso país. O Brasil é país é maravilhoso. Todos deveriam ter a oportunidade de conhecê-lo. Afinal todo mundo se torna Eco quando pode se integrar à mãe Terra. Ter contatos com os animais em seu habitat pesa a consciência por participarmos de maneira direta ou indireta da agressão à natureza”, finalizou.
Fotos: Divulgação