Jovem autista faz palestra para o programa de diversidade do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor
O Instituto Sociocultural realizou a palestra “Realidade do Autismo, Além dos Rótulos: Um Relato de Experiência”, com o jovem Bruno Nogueira, no auditório do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular, localizado no Hospital de Amor. O evento foi destinado exclusivamente aos colaboradores do H.A.
A iniciativa faz parte do programa ‘Diversidade em Ação’, que inclui um ciclo de palestras com o objetivo de conscientizar e debater os pilares da diversidade, tanto no Hospital de Amor quanto na sociedade.
A primeira palestra, conduzida por Bruno Nogueira, formado em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Barretos, e que tem a condição classificada como TEA - Transtorno do Espectro Autista, teve como tema central a maneira com que o palestrante conduz sua vida enfrentando os obstáculos impostos por sua condição.
“O jovem Bruno Nogueira, de 24 anos, que tem TEA, e sua mãe abordaram de forma descontraída e didática os conceitos, sinais e vivências de uma pessoa autista. Além disso, destacaram a importância da inclusão em todos os ambientes”, afirmou Aline Dias, coordenadora do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor.
O palestrante ressaltou a importância de levar informações sobre o autismo ao público.
"Agradeço aos colaboradores pela presença e por terem participado da palestra. É muito importante trazer o tema do autismo ao conhecimento de todos. Espero que tenham aprendido como lidar com as pessoas que possuem esse transtorno, que ainda é tão pouco compreendido nos ambientes de trabalho", afirmou Nogueira.
Ainda neste mês acontece uma nova edição do projeto 'Diversidade em Ação', por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).