Franquia de segurança usa inteligência artificial e baixo custo para expandir por todo Brasil
Cristian Aquino, CEO da Camerite
A Camerite, empresa de segurança inteligente fundada em 2012, chegou para mostrar que o sistema de franquia pode ser aplicado em diversos segmentos. A marca desenvolveu junto a Microsoft um software de inteligência artificial, que é um verdadeiro sistema de segurança colaborativa, monitora bairros e, até mesmo cidades. Essa malha de câmeras é posicionada em pontos públicos estratégicos, alcançando assim uma visão macro de todo o território.
O software é capaz de buscar pessoas e veículos, por exemplo, por características de cor e marca, dando à polícia as ferramentas necessárias para realizar um trabalho de busca com maior eficácia, já que com as imagens apontam todo o trajeto percorrido pelo suspeito. Além de ser capaz de identificar o infrator em um curto espaço de tempo.
O negócio, que virou franquia em 2019, tem como característica o baixo investimento. O futuro franqueado faz um investimento inicial de R$ 90 mil e pode trabalhar em áreas que correspondem a um território de 25 mil habitantes. A expectativa de retorno do capital investido é de 18 meses.
Um exemplo da eficácia do sistema de monitoramento por meio da inteligência artificial oferecido pela Camerite é a cidade de Palotina (PR), que viu seu índice de criminalidade despencar após uma parceria com a Prefeitura local. Graças ao acordo, foram instaladas 600 câmeras em pontos públicos estratégicos, resultando na redução de 59,5% de roubos contra o patrimônio, 70,8% na redução de roubos em geral, 50% na redução de furtos simples e qualificados e 84% na redução dos furtos de veículos, segundo dados da Polícia Militar referente aos anos de 2018 a 2020.
"Com visão global, malha de câmeras e inteligência artificial, conseguimos um resultado surpreendente. O grande diferencial não era o hardware, ou seja, a câmera, mas sim o software, a forma como era colhida essa informação, dando às Forças Nacionais a ferramenta de inteligência que faltava para a execução de um trabalho mais eficiente", explica Jucenir Stentzler, Prefeito de Palotina no período de 2013 a 2020.
E nesses dez anos de mercado, a empresa já está avaliada em R$ 125 milhões e com 140 franqueados espalhados por todo o país.
"Se tecnologia já faz a diferença em tantas áreas de nossas vidas, com a segurança pública não poderia ser diferente", explica Cristian Aquino, CEO da Camerite, Para Cristian, além de ser um negócio diferenciado, a Camerite se destaca também pela praticidade. "Não é necessário uma equipe grande, pelo contrário, o franqueado pode tocar tudo sozinho", explica. "E como todas as imagens ficam salvas em uma nuvem, até mesmo aquela tradicional sala com vários monitores foi abolida. Basta um único computador para fazer todo o acompanhamento da região", finaliza.