Especialista alerta que procedimento estético para aumentar pênis pode levar a necrose

08 de Agosto de 2023 by Milton Figueiredo
Saúde
Especialista alerta que procedimento estético para aumentar pênis pode levar a necrose

A harmonização facial já é uma tendência faz tempo no mundo da estética e só se moderniza ao longo dos anos. Recentemente, uma novidade vem chamando a atenção entre os homens: a harmonização peniana com ácido hialurônico, procedimento que pode aumentar o pênis em até 5 centímetros.

De acordo com a esteticista Ângela Rosin, o ácido hialurônico é uma substância produzida pelo nosso próprio organismo, sendo importante na construção articular e, por ser produzido pelo nosso corpo, tem menor risco de rejeição, ou seja, não existem contra-indicações quanto ao seu uso. “Por mais seguro que seja, seu uso pode ter riscos, principalmente por erros durante a aplicação, levando a quadros inflamatórios ou ainda inestéticos”, comenta ela.
 

Na opinião do esteticista, a aplicação para aumento peniano é ousada, porém com riscos que de nada tem a ver com o produto em si. “O que tenho visto muito e acaba sendo bem severo é a questão da contaminação cruzada, que pode levar à necrose do órgão, principalmente por conta da má prática no momento de aplicação”.

Já para Daniela Pontes, especialista em biossegurança, por se tratar de um produto injetável, o cuidado deve ser redobrado. “O profissional tem que estar utilizando os EPIs, um avental de manga comprida, máscara, luva e uma antissepsia muito boa da pele, ou seja higienizar para retirar uma parte da carga microbiana”, explica. Além disso, todo o material utilizado deve ser descartável.

“Outro ponto é preparar a maca para receber o cliente, essa maca sempre deverá ter todas as superfícies desinfetadas antes do procedimento, isso é muito importante, a desinfecção deve ser feita sempre entre um cliente e outro”, complementa a biomédica.

Ângela explica que os riscos são os mesmos para a aplicação do ácido hialurônico em qualquer região do corpo. “O agravante para a área do penis é o fato de não ter como refazer ou substituir o órgão caso ele necrose”, comenta. Para Daniela, o problema é outro: na região peniana existe a questão da flacidez da pele que dificulta para conseguir fazer uma boa antissepsia. “O cuidado precisa ser redobrado, porque alí você não vai conseguir fazer em uma pele de rosto, que é uma pele lisa”.
 

Mas afinal, o que causa necrose?

A necrose nada mais é do que a morte das células ou tecidos daquele órgão, que pode ser causada por uma inflamação local, que muitas vezes vem da contaminação cruzada. “Se, após a aplicação, tiver alguma inflamação na região, é preciso que o profissional faça o procedimento necessário para impedir a evolução do problema, se chegar a necrosar, é necessário debridar a lesão e tratar a inflamação para depois ver o que sobrou do órgão”, afirma Ângela.

São muitos os profissionais habilitados para fazer esse procedimento hoje em dia, mas na opinião da esteticista, por se tratar de um órgão mais sensível e que “não pode ser substituído”, o ideal é procurar um médico de excelência em trabalhos como esse. “Mas dentre as profissões, biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros e esteticistas podem fazer esse procedimento”.

Sobre Daniela Pontes - É especialista em biossegurança estética, formada em biomedicina e proprietária do perfil "Biossegurança Descomplicada" no Instagram, que conta com mais de 23 mil seguidores. É coordenadora de depilação, há 13 anos, da Beauty Fair.

Sobre Ângela Rosin - É esteticista e cosmetologista, formada em Química e pós-graduada em Didática, Acupuntura, Cosmética e Tricologia. Realizou capacitação em saúde para profissionais da beleza pela USP e é professora e coordenadora de pós-graduação de Tricologia Clínica.

 

Crédito da imagem: Canva

Tags
Os Independentes Rodeio +18 A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Band Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes CNN Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Musa Insane Sound Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política PPK Brasil 2024 Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Reigião Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SBT SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa