Escoteiros do Brasil comemoram 100 anos com mega acampamento em Barretos
Para celebrar um século de existência, mais de 6 mil Escoteiros de todo o país se reunirão em Barretos para o Jamboree do Centenário, um acampamento de grande dimensão em estrutura e em recursos humanos voluntários que acontece trienalmente e já está em sua nona edição, mas que neste ano comemora, os 100 anos da União dos Escoteiros do Brasil.
Entre os dias 13 a 19 de julho os jovens de 11 a 17 anos terão a oportunidade de vivenciar atividades ao ar livre como escalada, bicicross, pista de orientação por bússola, além de atividades tipicamente escoteiras como nós e amarras, fogueiras, rastreamento, orientação, construção de pioneirias e abrigos e técnicas de sobrevivência geek.
Os inscritos também participarão de atividades que incentivam a conscientização de um mundo melhor e mais inclusivo, permeando eixos temáticos de cultura brasileira, diversidade e inclusão, habilidades para a vida, saúde e bem-estar, desenvolvimento sustentável e tecnologia do amanhã, ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Outro módulo do programa é o de Jogos do Brasil, que ensinará jogos típicos de cada região do país, incluindo jogos indígenas. Também serão oferecidos momentos de convivência e conhecimento de outras culturas, como o festival do folclore e a feira das cidades, em que os jovens experimentarão comidas típicas de diferentes regiões brasileiras. Os Escoteiros aproveitarão também um dia voltado ao turismo e ao lazer, no qual conhecerão o Thermas dos Laranjais, com um dia inteiro de atividades no Parque Aquático, que é um dos principais complexos turísticos da América Latina.
“Estamos reunindo nossos jovens para celebrar cem anos de aventuras, proporcionando a eles experiências educativas junto à natureza. Esse evento promoverá a integração e o diálogo, servindo como um ambiente de amizade e cooperação. Será um espaço para informar, conscientizar e engajar os participantes em ações que contribuam para a construção de um mundo melhor.”, explica Ivan Nascimento, Presidente dos Escoteiros do Brasil sobre a concepção educativa do evento.
“As minhas expectativas estão lá no alto. Estou muito ansiosa e animada com o evento, quero me divertir muito, fazer novas amizades e aprender também com tudo o que vai ter lá.”, conta Lívia Giovana Werlang Silva, de 13 anos, que é escoteira há 7.
Sobre
Fundada em 4 de novembro de 1924, a União dos Escoteiros do Brasil - UEB é uma associação nacional, sem fins lucrativos, que se dedica à educação não-formal, cultura, beneficência e filantropia, reunindo todos os praticantes do Escotismo no país. Como a única organização brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro desde sua origem, os Escoteiros do Brasil possuem esse registro internacional desde sua fundação, com orgulho. Com um projeto educativo acessível e inclusivo com mais de 100 anos de atuação no Brasil, segue implementando uma metodologia reconhecida e comprovada mundialmente.
Celebrando 100 anos de história, a União dos Escoteiros do Brasil vem desempenhando uma notável relevância no impacto positivo na vida de milhares de crianças, jovens e adolescentes. Ao longo deste século de atuação, tem sido um farol de oportunidades, influenciando gerações de cidadãos engajados no movimento. O Escotismo oferece um ambiente único para o desenvolvimento de competências como liderança e trabalho em equipe, preparando os jovens para diversos desafios. Este centenário é marcado por histórias de transformação, e essa tradição inspiradora é o maior legado que será perpetuado nos próximos 100 anos.