Equipamento laboratorial Jar-Test promove economia de produtos químicos e eficiência operacional para o SAAE Barretos
Durante o período de chuvas ocorrem variações das características da água bruta (cor, turbidez e pH) dos mananciais onde a água é captada pelo SAAE Barretos. Para amenizar isso, a autarquia possui o Jar-Test, ou teste de jarros, que é um equipamento laboratorial, na Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Pereira que simula os processos de coagulação, floculação e decantação que ocorrem durante o tratamento da água.
No Laboratório da ETA Pereira, o SAAEB realizada até seis testes simultâneos com amostras da mesma água bruta a ser tratada. O objetivo é determinar qual o melhor pH de floculação e a melhor dosagem dos produtos químicos que devem ser aplicados, a fim de garantir a qualidade da água de acordo com a legislação vigente.
“Durante este período de chuva, quando ocorrem variações das características da água bruta dos nossos mananciais onde a água é captada, a realização do Jar-Test é imprescindível para ajustar corretamente a dosagem do coagulante empregado no tratamento da água. Isso evita o desperdício de produtos químicos e mantém a qualidade do processo de tratamento”, explica Fabiano Ribeiro de Oliveira – Chefe do Setor de Tratamento e Controle de Qualidade do SAAEB.
“Muito mais do que um simples teste, o ensaio de Jar-Test é uma rotina que beneficia toda a população de Barretos, pois assim há a economia de produtos químicos e a melhoria da eficiência operacional na ETA Pereira”, enfatiza a superintendente interina Graça Lemos.