Criador de Betty, a feia morre aos 58 anos na Colômbia
Foto: O Globo
Protagonistas de Betty, a feia
Protagonistas de Café com aroma de mulher
Morreu ontem (29), na Colômbia aos 58 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória um dos maiores gênios da teledramaturgia mundial, Fernando Gaitán criador de sucessos como Betty, a feia e Café com aroma de mulher.
Fernando Gaitán fez uma releitura de Betty, a Feia para o teatro há dois anos para celebrar os 18 anos da novela. Quase todos os mesmos atores da televisão participaram do espetáculo que chegou a sair em turnê por países da América Latina.
Gaitán escreveu outro grande sucesso que chegou a ser transmitido pelo SBT com grande audiência: Café com aroma de mulher, tendo inclusive como protagonista o brasileiro Guy Ecker. Ele havia assinado contrato recentemente com a Sony Pictures para desenvolver uma minissérie para a plataforma digital da empresa que misturaria a comédia romântica e o thriller.
Estou de luto, pois considero a telenovela Betty, a feia, produzida entre 1999 e 2001, como a minha preferida dentre todas que já assisti, tanto é que uma das minhas gatas foi batizada de Betty em homenagem à personagem protagonista. A trama tinha como espinha dorsal a paixão quase impossível de um presidente de uma companhia de moda e sua secretária fora dos padrões de beleza.
Betty, a feia (no original colombiano: Yo soy Betty, la fea) é um marco da teledramaturgia mundial por ser considerada a telenovela mais bem-sucedida da história, ocupando desde 2010 este posto no livro Guinness World Records. Tanto é que, o mais novo remake (depois de cerca de 28 histórias adaptadas, inclusive no Brasil, pela RecordTV que a reprisa: Bela, a feia), um spin-off (Ecomoda) e uma versão animada (Betty Toons).
Um novo remake estreia nos Estados Unidos para o público latino por meio da Telemundo, no mês de fevereiro, a mesma emissora que já produziu versões locais de três produções da TV Globo: Vale Tudo (Vale Todo), O Clone (El Clon) e Fina Estampa (Marido em Aquiler). No Brasil, Betty, a feia foi transmitida pela RedeTV pela primeira vez em 2002.
#Luto
A nova Betty, a personagem protagônica de "Betty in NY" que estreia em fevereiro na Telemundo