Castramóvel de Barretos é modelo para outros municípios
Implantado em setembro de 2014, o Castramóvel da Prefeitura de Barretos se tornou referência no interior de São Paulo. É algo para nós barretenses que amam os bichos de estimação sentir orgulho. É uma das realizações do atual governo municipal que eu aplaudo de pé porque sei que o trabalho é realizado muito bem, até porque minhas duas gatas, Betty Maria e Thalia Ariadna foram castradas gratuitamente. Na época não havia o Castramóvel, mas o procedimento aconteceu no Vocacional da Saúde.
Segundo a Secretaria de Saúde, representantes de Olímpia, São José do Rio Preto, Bebedouro e Votuporanga já estiveram no município conhecendo o serviço, adotado como modelo para projetos semelhantes nestas cidades.
Em menos de três anos e meio de atividade, o Castramóvel ajudou a multiplicar o número de castrações de cães e gatos no município. Desde a sua implantação, foram realizados 6.563 procedimentos, com uma média de 164 castrações/mês. O número supera todas as castrações realizadas em Barretos no ano de 2012, quando foram feitas apenas 135 castrações, ou cerca de 11 procedimentos/mês, e representa um aumento de mais de 1.390% no número de castrações realizadas a cada mês.
“O Castramóvel é um projeto fundamental para reduzir o abandono de animais nas ruas e é um dos grandes êxitos da nossa gestão”, destaca o prefeito Guilherme Ávila.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Alexander Stafy Franco, o principal benefício da castração é conter a procriação descontrolada de animais. Mas há também ganho considerável para a saúde dos animais, já que a castração previne, principalmente nas fêmeas, tumores de mama e útero. Já o controle da população de animais nas ruas também é importante para a saúde pública, por reduzir o risco de se tornarem hospedeiros de agentes causadores de doenças graves para as pessoas.
Durante a castração, a Prefeitura também promove a microchipagem dos animais, o que permite monitorar cada um, tanto em termos de acompanhamento vacinal quanto nos casos de abandono. De acordo com parâmetros do Instituto Pasteur, que toma por base a população da cidade, Barretos abriga ao menos 22.539 cães e 2.212 gatos.
O Castramóvel é um ônibus adaptado para castrar animais domésticos a serviço da Prefeitura, que percorre bairros e regiões de Barretos levando o atendimento para perto do morador. As castrações são realizadas a partir de padrões reconhecidos de segurança e higiene, com a vantagem de oferecer um restabelecimento pós-cirúrgico rápido e descomplicado, uma vez que as incisões feitas são mínimas. Três veterinários trabalham na unidade móvel.
A Secretaria de Saúde informa que o Castramóvel atualmente está em fase final de manutenção preventiva do veículo, aparelhagem e reposição de materiais cirúrgicos. Porém, os procedimentos nos animais já cadastrados e agendados para o inicio deste ano estão sendo realizados no Centro Veterinário, localizado dentro da Secretaria de Saúde, Avenida Ibirapuera, 177.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Barretos