Arquivo A, da TV Aparecida, destaca importantes projetos de economia solidária

22 de Outubro de 2025 by Milton Figueiredo
TV
Arquivo A, da TV Aparecida, destaca importantes projetos de economia solidária

O "Arquivo A" desta quinta-feira (23/10), às 21h, vai do Sudeste ao Nordeste do Brasil para conhecer projetos e pessoas que, em meio a tanta diversidade e desafios, se unem no mesmo propósito: acabar com a desigualdade social, combater a fome, cuidar do meio ambiente e construir uma nova economia. 

Conduzida por Rafaela Lourenço, a reportagem foi baseada em uma rede de solidariedade que começou em 2019, a partir do chamado de Papa Francisco. Nela, foram convocados jovens empreendedores e transformadores sociais para um compromisso no espírito de São Francisco, tornando a economia mais justa, sustentável e inclusiva, sem excluir ninguém.

Assim, nasceu a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara, que hoje possui espaços pelo Brasil desenvolvendo atividades diversas, gratuitamente, para reconhecer e incentivar potencialidades nas comunidades. 

A produção vai conhecer alguns desses trabalhos, em lugares como Campinas, São Paulo e Recife. Uma das ações abordadas é o voluntariado das cozinhas solidárias, em diferentes realidades, que se apoiam para ofertar refeições e acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Ainda no Nordeste, a reportagem acompanhou as atividades do 3º Encontro Nacional da Economia de Francisco e Clara, que reuniu articuladores de todo o país para partilhas e expansão do projeto coletivo e solidário por uma economia mais fraterna.

E conheceu ações de alfabetização, capacitação, agroecologia e a força da união feminina de pescadoras da região periférica de Recife. Um dos lugares visitados é o Assentamento do MST, no município de Moreno (PE), para conhecer o projeto Roçado Solidário, que produz alimentos baseados na agroecologia, distribuídos para a população carente. 

Ainda nesta edição, o Arquivo A vai mostrar a pluralidade do Brasil, a proposta de mudanças por mais igualdade e voluntários, que lutam diariamente contra a invisibilidade dos moradores em situação de rua. Só em São Paulo, mais de 90 mil pessoas estão nessa situação. 

A reportagem acompanhou um dia do projeto coordenado pelo Padre Júlio Lancellotti na Paróquia de São Miguel Arcanjo, que oferece mais que um café para saciar a fome e aquecer do frio. É afeto, conhecimento e oportunidade de uma nova vida. 

"Arquivo A", quinta-feira, às 21h