Alunos de Medicina Veterinária do UNIFEB participam de estágio sobre saúde e bem-estar animal na Festa do Peão de Barretos
O tema saúde e bem-estar animal é um dos pilares do curso de Medicina Veterinária do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), que mais um ano participa do programa de estágio desenvolvido pela Festa do Peão de Barretos. Os alunos selecionados integram a equipe de medicina veterinária do Parque do Peão sob o comando do médico veterinário de Os Independentes, responsável pelas provas de rodeio, Kiko de Almeida Prado.
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária do UNIFEB, Prof.ª. Me. Carolina Togneri de Souza, destaca a importância dos estudantes participarem in loco das atividades relacionadas à profissão na maior festa do peão da América Latina. “Nossos alunos estão estagiando em todos os setores do Departamento de Medicina Veterinária do Parque do Peão junto com outros estudantes do Brasil. Eles ajudam a averiguar todas as questões relacionadas à saúde e bem-estar animal, as guias de trânsito dos animais que visitam ou participam como atletas nas competições da Festa do Peão, além de todas as outras questões relacionadas aos animais junto com os médicos veterinários credenciados pelo evento e que estão acompanhando os alunos durante todo o estágio, permitindo que eles participem ativamente de todas as relações que envolvam o tema”, explica.
Segundo a coordenadora Carolina, essa experiência eleva o patamar de conhecimento dos alunos porque eles vivenciam na prática as rotinas relacionadas à responsabilidade técnica do médico veterinário em relação à saúde e bem-estar animal. “Eles conhecem como funciona uma festa do peão, qual é a responsabilidade dos atletas e dos organizadores do evento e a preocupação em relação à saúde e bem-estar animal em função de ser um evento esportista. Além disso, eles podem ver a funcionabilidade mercadológica da profissão de Medicina Veterinária num evento do gênero e desse porte”, enfatiza.
O tema saúde e bem-estar animal é trabalhado em sala de aula desde o primeiro ano da graduação de Medicina Veterinária no UNIFEB. “Buscamos o desenvolvimento do aluno em relação à responsabilidade técnica voltada para a saúde e bem-estar animal, com palestras, aulas ativas que, inclusive, discutem sobre a legislação relacionada ao assunto. Esse tema deve ser sempre o grande propósito na formação de qualquer médico veterinário e vai ao encontro do que preza tanto o UNIFEB, enquanto instituição de ensino superior, quanto Os Independentes, que promovem a Festa do Peão de Barretos”, destaca Carolina.