Alunos da E.M. São Francisco de Barretos participam do Projeto Cidade Sustentável
Os alunos dos 7° e 8° anos, da Escola Municipal São Francisco, da cidade de Barretos, participaram do Projeto Cidade Sustentável, que faz parte do Programa Escola do Olhar, da ONG ImageMágica. As atividades foram realizadas durante duas semanas e encerradas com a entrega de certificados e uma exposição fotográfica na sexta-feira, 18 de novembro.
O projeto, focado em educação e inclusão cultural, utiliza a fotografia como ferramenta de reflexão e conscientização. De acordo com o psicopedagogo Pedro Chianca, o objetivo é trabalhar temas relevantes para a sociedade. “A gente usa a fotografia como ferramenta para os projetos que a gente traz. Eles aprendem sobre iluminação, etc. Depois eles fazem saídas fotográficas sobre temas específicos. Falamos sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, erradicação da pobreza... temas importantes e relevantes para a sociedade no contexto geral”, explicou.
Sobre as saídas fotográficas e as atividades fora da sala de aula, Chianca destacou o interesse e dedicação dos estudantes. “É uma aula expositiva, onde eles saem do contexto da sala de aula para por a mão na terra e nas ferramentas. Eles adoram”, contou. A ONG forneceu os celulares utilizados para a realização das fotografias.
Os alunos Arthur Henrique e Carla Victoria, ambos do 7° ano B, aprovaram o projeto. Carla achou “bem legal poder plantar e tirar bastantes fotos”.
Ao todo, 50 alunos participaram das atividades, sendo 25 no período da manhã e 25 da tarde.
Multiplicação do conhecimento e presente para a escola
Com a finalização do projeto, a E.M. São Francisco ganhou uma horta e a plantação de árvores frutíferas pelas mãos dos próprios alunos, que aprenderam a preparar o solo para receber as mudas e os cuidados necessários para a sua manutenção.
“Eu falo sobre a terra, nutrientes e cuidados e depois a escola fica responsável pela manutenção da horta”, disse a nutricionista da ONG, Camila Tiburcio. Mas ela explicou que esta ação vai muito além de plantar e colher, e que um dos objetivos mais importantes é a multiplicação do conhecimento. “A multiplicação ocorre quando a gente passa o conhecimento que está com a gente para outro e eu quero que vocês instruam as crianças, expliquem a importância da água, de mexer na terra, de cuidar da planta”, orientou.
Seguindo as instruções, os estudantes participantes tiveram a oportunidade de transmitir o que aprenderam aos alunos do 6° ano, durante o plantio de mudas de limão, acerola, ponkan e amora.
Jéssica Maria Dos Santos, secretária municipal de Educação, destacou o compromisso da gestão com o tema. "O compromisso com a sustentabilidade é educação ambiental é uma marca da gestão da prefeita Paula Lemos. Desde 2021 a secretaria de Educação desenvolve diversas parcerias intersetoriais que possibilitam às nossas escolas trabalharem com questões ambientais de forma lúdica, divertida e que de fato possibilitem aprendizado e mudança de comportamentos. Parabéns a toda equipe da E.M. São Francisco por mais esta ação. Que nossos alunos sejam multiplicadores dos saberes construídos", destacou.