Advogada fala sobre assédio na Sipat da Santa Casa de Barretos

27 de Fevereiro de 2025 by Milton Figueiredo
Saúde
Advogada fala sobre assédio na Sipat da Santa Casa de Barretos

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA da Santa Casa de Misericórdia de Barretos realizou de 17 a 21 últimos a sua SIPAT anual, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que contou com uma programação de palestras e oficinas abordando temas como prevenção de IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis, Resiliência Emocional na Prática em Saúde, O Perigo das Redes Sociais, entre outros assuntos. Uma das palestras foi com a advogada dra. Arany Scarpellini Priolli L’Apiccirela, ex-presidente da OAB Barretos, que falou sobre “Assédio Moral e Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho”. 

A advogada explicou que “atualmente, por lei, os empregadores, dentro da obrigação legal de manter um ambiente de trabalho saudável, e cumprindo o valor social do trabalho e da livre iniciativa, devem tratar do assédio moral e assédio sexual dentro das normas internas, campanhas de educação, prevenção e combate aos mesmos. Inclusive, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) hoje é denominada CIPA+A (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio). Ambos os assédios são considerados crimes, sendo, pois, mais um motivo da relevância da divulgação da informação e conhecimento”, disse.

E continua “outro aspecto importante é o impacto na saúde da população, visto que as duas formas de assédio podem acarretar em transtornos psicossociais, que, além de hoje também estarem dentro dos riscos que o empregador deve combater, colocam o Brasil como líder no ranking de país latino-americano com mais número de casos de depressão, com 5,8% da população afetada, e com maior percentual da população (9,3%) com transtorno de ansiedade no mundo (conforme informação disponível no site do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS), dados extremamente preocupantes. Tão relevante quanto, está o impacto que as doenças psicossociais trazem para o Estado (tratamento, SUS, benefícios previdenciários) e para os empregadores, seja em virtude da perda da mão de obra, seja em virtude da carga tributária incidente quando o afastamento se dá por uma depressão, ansiedade e síndrome de Burnout, três enfermidades que hoje são consideradas como decorrentes do trabalhos (dados da OMS apontam que o mundo perde 1 trilhão de dólares, ou seja, 5,7 trilhões de reais, com doenças como depressão e ansiedade)”, completou.

A Sipat reuniu profissionais que atuam nos diversos departamentos e setores da Santa Casa, sendo considerada um sucesso por seus organizadores, os integrantes da CIPA.

 

Foto: Vitória Navarro