ACIB promove encontro para tratar segurança na região central de Barretos
Empresários e comunidade e diretoria da ACIB participaram de reunião para tratar de melhorias na segurança na região central realizada do auditório “Antônio Francisco Scanavino” na sede da Associação Comercial e Industrial de Barretos nesta terça- feira (15). Os participantes assistiram a orientações e puderam esclarecer dúvidas.
O encontro foi iniciado com palestra e orientações da Capitã PM Esther S. Silva Santos , que abordou entre diversos temas a segurança pública no contexto de justiça e as esferas de segurança, diferença entre furto e roubo, a situação em Barretos e a importância do engajamento da comunidade em ações participativas de apoio no combate ao crime em uma região central expandida. Também foi discutida a intensificação de uma Vizinhança Solidária na região.
A Vizinhança Solidária consiste na participação do olhar de um vizinho para outro, de uma ação em que uma pessoa olhe pela outra. Nessa proposta, as conversas e alertas da comunidade são apresentados em grupos de aplicativo whatsapp com a devida seriedade que a causa merece. A ideia é que juntos, comunidade e autoridades, reforcem a segurança em uma região e no chamamento ao 190, conforme explica capitã PM Esther S. Silva Santos. “Hoje falamos com os principais interessados na região, para fazerem parte desse olhar e contribuir, cada um com a sua responsabilidade, com a segurança, auxiliando a polícia militar, para que o crime não aconteça”, pontuou.
O secretário municipal de ordem pública, Jorge Roberto Coutinho, também participou do evento, reforçou a importância da adesão da comunidade e da confiança entre os integrantes do grupo e disse que a prefeitura deve contribuir com o projeto. “Já estamos contribuindo por meio do convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, com aumento de viaturas e da atividade delegada, a disponibilização de viaturas na região central. A Secretaria de Órdem Pública está envolvida nesse contexto do nosso comprometimento do cuidado com a região e a cidade”, disse.
A região central já conta com um grupo de vigilância solidária, que, a partir do encontro, deve ser indicado para outras empresas e moradores da região, para expandir assim seu alcance visando maior eficácia. Para Jackelyne Rossini, presidente da ACIB, a proposta busca novas soluções a um reforço na segurança na região. “A criação de alternativas para um aumento da nossa segurança é uma solicitação antiga e constante dos empresários e também moradores do centro da cidade. Com o apoio da nossa comunidade e de autoridades queremos contribuir para a diminuição dos furtos e garantir melhores condições de trabalho”, destacou.