1ª edição do Jornalzinho do Hospital de Amor de Barretos é lançada com a presença dos pacientes “jornalistas” e famílias
Na quarta-feira, 19, o Instituto Sociocultural do Hospital de Amor realizou o lançamento do "Jornalzinho do HA” no auditório do Lar de Amor. O jornal é produto da Oficina de Jornalismo Comunitário desenvolvida pelo Instituto. Todas as matérias foram escritas por crianças e adolescentes pacientes do Hospital.
A jornalista e editora-chefe da primeira edição do "Jornalzinho do HA”, Glaucia Chiarelli, contou sobre o início do projeto, realizado com recursos do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. “O Instituto Sociocultural me convidou para fazer parte desse projeto, idealizado pelo jornalista Edison Veiga e o dr. Luiz Fernando Lopes, diretor e médico do hospital infantojuvenil. Nas aulas das 'Oficinas de Jornalismo', realizadas todas as quartas-feiras, ensino a importância da comunicação, a apuração das informações e as técnicas do jornalismo. As crianças e adolescentes 'vão a campo’, realizam entrevistas e depois, junto com uma equipe, revisamos os textos e editamos o informativo”, contou Chiarelli.
Uma das “repórteres” do Jornalzinho do HA e paciente do Hospital de Amor, Késsia Priscila dos Santos Rodrigues, de 15 anos, natural do estado do Pará, falou que a experiência no desenvolvimento das matérias é algo único, “me sinto honrada em participar do Jornalzinho do HA, pois ajudou a melhorar minha escrita nas redações. Estou muito feliz, ser repórter é muito interessante”, afirmou Késsia.
Os “repórteres” da primeira edição são: Aarão Tauffer, Anthonella Mercado Bustillo, Bianca Nogueira, Eunice Sarai Viera Chacon, Guilherme Souza Fernandes, Heverton Felipe Soares Costa, Késsia Priscila dos Santos Rodrigues, Lays Maria de Freitas Nogueira, Lucas Gabriel Cota Valadão e Pablo Vinícius da Silva. O correspondente é Benjamin Prata, a revisão foi feita por Silvia Damacena, a revisão do espanhol por Tulio de Almeida, a diagramação por Gabriel Quito Marques, consultoria de Fabiana Cambricoli e a diretora executiva é Karina Carreira.
A primeira edição do Jornalzinho do HA tem oito páginas e 2200 exemplares, que foram distribuídos nas unidades do Hospital de Amor, Hospital Infantojuvenil, Lar de Amor, no encarte dos assinantes do jornal 'O Diário' .