"Em tempos de crise tire o S = crie!", diz Bocardi em palestra
Foto: Márcio Oliveira
O jornalista e apresentador do Jornal Bom Dia São Paulo da TV Globo, Rodrigo Bocardi, conferiu palestra na noite de sexta-feira (10), em uma das salas do Centerplex Cinemas no North Shopping Barretos, na capital country do país.
Bocardi desenvolveu o tema “Criatividade e Inovação”, fechando a Semana de Empreendedorismo do Senac SP - Unidade Barretos e LACROU! O jornalista falou muito de sua experiência ao longo dos anos na Globo até chegar onde se encontra, no Bom Dia São Paulo. O seu discurso foi muito entre inovação x conservadorismo. "Quem está junto comigo todas as manhãs, que acompanha o meu trabalho, vai se identificar com muita coisa aqui. Eu falo isso com a credibilidade e com a garantia de retorno que eu tenho de vocês que creditam a falar sobre isso, sobre inovação. Porque é o que eu tenho tentado fazer sempre (...) e acredito que consegue exatamente pelo retorno de vocês (...), uma inovação no conservadorismo", disse no início.
Inovar não deixa de ser uma forma de fazer empreendedorismo, ressaltou também no começo da palestra. Deu ênfase na questão dos momentos de crise, que todos devem, nessas ocasiões, tirar o S da palavra e criar, ou seja, crise = crie!
E foi uma das partes que mais me marcou, tendo em vista a certa crise e estou vivendo no campo profissional. Mas nem vou, ainda, compartilhar isso com vocês. Em breve, tudo concretizando como o esperado, eu falo. Mas, então, nessa crise que venho passando e que se concretizará de certa forma até mesmo pro lado bom, está me obrigando a pensar em criar novos momentos, novas conquistas, novas experiências e de fato, isso aconteceu, já que neste dias fechei com a Bravíssimo Cultura e Eventos o marketing digital das redes sociais do empreendimento, como a própria Bravíssimo, a Estância Sombra do Jatobá e o Bravíssimo Kids.
Quem participou certamente pode refletir bastante de como agir em seu ambiente profissional e buscará solucionar algumas dificuldades na maneira de agir e tentará fazer coisas novas, mesmo enfrentando o conservadorismo impregnado em todos os ambientes. E ser mais simples talvez seja mesmo a melhor maneira de inovar. A gente complica demais mesmo. Bocardi tem toda a razão.
Surpreender também é uma boa maneira de inovar, e com isso poderá fidelizar ainda mais seus clientes. Claro que surpreender com soluções, e não com mais problemas! Fazer diferente dos demais nem sempre poderá ser um bom caminho, mas como disse o Rodrigão, se errar "tudo bem", a gente volta a tenta fazer de novo algo novo e algo bom.
Algo que também me chamou a atenção foi quando se referiu sobre a Comunicação, já que é a área que atuo. Ele destacou que a Comunicação atualmente tem um grande poder em todas as áreas. Ele destacou três elementos: Conhecimento (o que cada um precisa ter em sua área); Habilidade (que se conquista aos poucos); e Atitude (ser pró-ativo).
Selfie
O pós-selfie capturado pelo fotógrafo Márcio Oliveira
E como já é de praxe, não posso deixar de mencionar a Marilisa que, como toda boa brasileira, deixou pra última hora mas mesmo assim conseguiu uma vaga pra acompanhar a palestra. Só que a bocozona subiu as escadas com 3 latinhas de coca-cola e um sacão de pipoca. Acabou tendo que descer correndo pra fazer xixi e não conseguiu mais ser fotografada junto da gente (Lucas e eu). Azar o dela! Marilisa é uma pessoa que sempre está se inovando, mas sempre pras coisas erradas e que eu não consigo deixar de gongar.